"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

Cora Coralina


quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Você ainda tem resistência em relação ao uso de tecnologia em sala de aula? Ela está mais presente em nossas vidas do que imaginamos... Leia essa reflexão a respeito do Hipertexto, a linguagem da Internet, feita para o curso do Proinfo, sobre o uso das TIC’s em sala de aula. Quem sabe, você não mude seus conceitos?

                                                                                                                                 Por Isabel Santos   


  HTML é o termo, em inglês de HyperText Marckup Language, ou seja, “Linguagem de Marcação de Hipertexto”. Trata-se da linguagem básica para o desenvolvimento da Web, dando significado às informações exibidas pela Internet. HTML é um modo de escrever Hipertextos.
Hipertexto, segundo o site Wikipédia, trata-se de “um texto, em formato digital, no qual se agregam outros conjuntos de informações na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências  específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.”
 Todos esses elementos conectados formam uma grande rede de informações que, diferentemente de um livro, não são lineares. O leitor é que decide o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual, flexível. Ou seja, permite-nos explorar os diversos materiais existentes na web, abrindo janelas, levando-nos a outros textos e imagens, de modo ágil, rápido e acessível.
 “O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimentoconhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, consequentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos” (ver infoescola.com).
   Quando acessamos um site, um link ou  um ícone,  escolhemos um caminho desejado. Com isso, formamos teias de conhecimento, de acordo com nossos interesses.  Nesse aspecto, o hipertexto é superválido no trabalho educacional – provocar o trabalho investigativo, de exploração de outros pontos de vista. É assim que ocorre o verdadeiro aprendizado e o mérito pela busca do conhecimento.

Fontes :
HTTP://pt.wikipedia.org/wiki/hipertexto
www.infoescola.com
HTTP://tableless.com.br/sobrehipertextos

www.letramagna.com/Eliane_Arbusti_Fachir

Nenhum comentário:

Postar um comentário