As crianças, desde
bebês, já têm contato com celulares, tablets, aparelhos de CDs e DVDs, notebooks
e computadores. Inseri-los na educação, no cotidiano das aulas, está
praticamente se tornando uma obrigação, pois essas mídias despertam interesse e
curiosidade, itens essenciais no processo de ensino e aprendizagem.
O projeto “Criando,
através de gestos e arte, a música no BI”, foi desenvolvido a partir da
observação feita com as crianças, que têm de 1 a 2 anos de idade. Elas
demonstram grande interesse pela música, pelos animais e por brincadeiras. Na
proposta curricular dessa faixa etária, mostra-nos que crianças dessa idade
precisam ser estimuladas a falar, para ampliar seu vocabulário. Precisam de
atividades que contenham o lúdico, o prazeroso e diversas formas de experiências,
para que possam desenvolver suas potencialidades cognitiva, simbólica, social e
emocional.
O projeto pretendeu
ligar esses conceitos à tecnologia, ao levar o computador (e os diversos
conhecimentos adquiridos através dele, como os de blogs, sites educacionais e
vídeos) para a sala de aula. As crianças reconheceram os diversos tipos de
borboletas existentes, através do manuseio do teclado. Percebeu-se a facilidade
que elas demonstraram em manusear o computador, ou pelo fato delas terem um em casa ou pela curiosidade natural. Foi-lhes
mostrada, em livro e em vídeos, como a lagarta se transforma em borboleta. No
final, reproduzimos os conhecimentos adquiridos através de gestos (o voo da
borboleta) e da confecção coletiva (do cartaz da música, com as borboletas de
papel), feitas pelas crianças, com a mediação das professoras.
As crianças precisam se
sentir atuantes, estimuladas a pensar e a interagir com diversos meios de
conhecimento. Com isso, a educação contribui para uma aprendizagem ativa,
formando cidadãos e, assim, contribuindo para uma vivência democrática. Dentro
e fora da sala de aula.
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