"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

Cora Coralina


sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Atividade 3.5 - Reflexão a respeito de currículo e integração de tecnologias


As crianças, desde bebês, já têm contato com celulares, tablets, aparelhos de CDs e DVDs, notebooks e computadores. Inseri-los na educação, no cotidiano das aulas, está praticamente se tornando uma obrigação, pois essas mídias despertam interesse e curiosidade, itens essenciais no processo de ensino e aprendizagem.
O projeto “Criando, através de gestos e arte, a música no BI”, foi desenvolvido a partir da observação feita com as crianças, que têm de 1 a 2 anos de idade. Elas demonstram grande interesse pela música, pelos animais e por brincadeiras. Na proposta curricular dessa faixa etária, mostra-nos que crianças dessa idade precisam ser estimuladas a falar, para ampliar seu vocabulário. Precisam de atividades que contenham o lúdico, o prazeroso e diversas formas de experiências, para que possam desenvolver suas potencialidades cognitiva, simbólica, social e emocional.
O projeto pretendeu ligar esses conceitos à tecnologia, ao levar o computador (e os diversos conhecimentos adquiridos através dele, como os de blogs, sites educacionais e vídeos) para a sala de aula. As crianças reconheceram os diversos tipos de borboletas existentes, através do manuseio do teclado. Percebeu-se a facilidade que elas demonstraram em manusear o computador, ou pelo fato delas terem  um em casa ou pela curiosidade natural. Foi-lhes mostrada, em livro e em vídeos, como a lagarta se transforma em borboleta. No final, reproduzimos os conhecimentos adquiridos através de gestos (o voo da borboleta) e da confecção coletiva (do cartaz da música, com as borboletas de papel), feitas pelas crianças, com a mediação das professoras.
As crianças precisam se sentir atuantes, estimuladas a pensar e a interagir com diversos meios de conhecimento. Com isso, a educação contribui para uma aprendizagem ativa, formando cidadãos e, assim, contribuindo para uma vivência democrática. Dentro e fora da sala de aula.

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