"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

Cora Coralina


quinta-feira, 7 de novembro de 2013

ATIVIDADE 4.5 - REFLEXÃO SOBRE PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS


O curso do Proinfo Integrado - TICs serviu para despertar-me  sobre o uso consciente dos recursos tecnológicos na educação.
Todos sabem que a tecnologia está inserida em nosso cotidiano, desde o despertar. Quem não utiliza o celular para acordar no horário certo? Conversar e pesquisar na internet? Até as crianças, desde muito pequenas, já estão inseridas nessa tecnologia, dentro de suas casas, manuseando e explorando a TV, celulares, tablets, notebooks e aparelhos domésticos.
Eu não percebia que os utilizava tanto! Eles permitem interagir, de maneira, mais rápida e assimilável, com as diversas fontes de conhecimento.
Aprendi muito com o curso: otimizar o tempo, selecionar diversos tipos de materiais, para mostrar um mesmo assunto, de perspectivas diferentes, de usar – sem receio – as diversas mídias. Ou seja, sair de minha “zona de conforto”, aprendendo a trabalhar com algo que eu tinha resistência de aprender.
Porém, também houve algumas dificuldades. A maior delas foi a da escola não possuir internet nem computador disponível para as crianças. Tive de pedir emprestado às colegas, que trouxeram de suas casas, para mostrá-los o que era um notebook. Alguns demonstraram nunca terem visto um e tive receio de, ao manuseá-lo, eles o quebrassem.
Em relação ao curso, foi cansativo, por causa dos prazos de entrega entre planejamento, execução e digitação do trabalho realizado, além das postagens frequentes das fotografias. Muitas delas eu tive de reduzir o peso para que fossem à web, sem problemas de resolução. O blog apresentou alguns problemas de formatação, atrasando-me algumas postagens. Mas teve seu lado positivo: muitas coisas eu aprendi “mexendo na marra”, forçando-me a ir atrás, a interagir com o conhecimento (como instiga o mundo web).
Os recursos tecnológicos, quando devidamente planejados e aplicados, contribuem muito à formação e ao aprendizado dos alunos e de professores também.
Penso que, como educadora formada e experiente, tenho maturidade de explorar e verificar, para depois utilizar esse conhecimento em prol de instruir e orientar meus alunos o uso correto dessas ferramentas, além de enriquecer minhas aulas.
Esse foi o maior aprendizado desse curso.











Nenhum comentário:

Postar um comentário