"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

Cora Coralina


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Atividade 3.3 Projeto de aprendizagem

PROJETO DE APRENDIZAGEM

Alunos de Educação Infantil Apreciam música. E animais. Gostam de imitar. E de brincar de faz de conta. Gostam de explorar suas capacidades psicomotoras.  Precisam ter vários e diferentes estímulos para que, desde bem pequenos, possam desenvolver  suas capacidades cognitivas.
Pensando em tudo isso, além de trabalhar os vários eixos do QSN para Educação infantil, foi elaborado esse projeto. Através do interesse demonstrado pelas crianças em determinadas músicas, trabalharemos os animais, utilizando os eixos de Comunicação e Expressão, Natureza e Sociedade, Corpo e Movimento, Artes,Identidade e Autonomia e Interação Social.                                                                                                                                                         
Tema: Criando, através de gestos, pesquisa e música, a arte no BI
Estrutura curricular: educação infantil
Objetivos: Trabalhar, através da música, a expressão corporal (os gestos e a oralidade) e a expressão artística (trabalho coletivo). Que eles, no final desse projeto, construam um painel com as músicas que eles mais gostaram, utilizando diversos materiais e  partes de seu corpo para confeccionar  os personagens. Dramatizem as músicas e histórias contadas, através gestos e oralidade.
Duração da atividade: 5 horas/aula, para cada música
Conhecimentos Prévios: rodas de conversa, de música e de história e apresentações de DVD, além dos conhecimentos já adquiridos por eles.
Estratégias e Recursos: a partir da roda de música, as crianças escolherão uma música. Trabalharemos a expressão corporal, dançando e imitando. Em seguida, partiremos para a pesquisa, através das mídias para que, no fim, reproduzirmos um cartaz, coletivo sobre o material coletado.
Recursos – enriqueça sua aula: músicas (cantadas oralmente e em CD), livros, DVDs, fotos e sites da internet.
Recursos complementares: livros, recursos multimídias, sites e blogs.
Avaliação – o que é avaliar?:  Avaliação contínua, durante todo o desenvolvimento do projeto. As crianças serão avaliadas pela participação na escolha das músicas e/ou história (oralmente e gestualmente). Participação dos recursos propostos e na execução da tarefa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário