PROJETO DE APRENDIZAGEM
Alunos de Educação Infantil
Apreciam música. E animais. Gostam de imitar. E de brincar de faz de conta.
Gostam de explorar suas capacidades psicomotoras. Precisam ter vários e diferentes estímulos
para que, desde bem pequenos, possam desenvolver suas capacidades cognitivas.
Pensando em tudo isso,
além de trabalhar os vários eixos do QSN para Educação infantil, foi elaborado
esse projeto. Através do interesse demonstrado pelas crianças em determinadas
músicas, trabalharemos os animais, utilizando os eixos de Comunicação e
Expressão, Natureza e Sociedade, Corpo e Movimento, Artes,Identidade e
Autonomia e Interação Social.
Tema:
Criando, através de gestos, pesquisa e música, a arte no BI
Estrutura
curricular: educação infantil
Objetivos:
Trabalhar, através da música, a expressão corporal (os gestos e a oralidade) e
a expressão artística (trabalho coletivo). Que eles, no final desse projeto,
construam um painel com as músicas que eles mais gostaram, utilizando diversos
materiais e partes de seu corpo para
confeccionar os personagens. Dramatizem
as músicas e histórias contadas, através gestos e oralidade.
Duração
da atividade: 5 horas/aula, para cada música
Conhecimentos
Prévios: rodas de conversa, de música e de história e
apresentações de DVD, além dos conhecimentos já adquiridos por eles.
Estratégias
e Recursos: a partir da roda de música, as crianças escolherão
uma música. Trabalharemos a expressão corporal, dançando e imitando. Em seguida,
partiremos para a pesquisa, através das mídias para que, no fim, reproduzirmos
um cartaz, coletivo sobre o material coletado.
Recursos
– enriqueça sua aula: músicas (cantadas oralmente e em CD),
livros, DVDs, fotos e sites da internet.
Recursos
complementares: livros, recursos multimídias, sites e
blogs.
Avaliação
– o que é avaliar?: Avaliação contínua, durante todo o
desenvolvimento do projeto. As crianças serão avaliadas pela participação na
escolha das músicas e/ou história (oralmente e gestualmente). Participação dos
recursos propostos e na execução da tarefa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário