"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

Cora Coralina


quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Minha Teoria na Prática

Atividade 3.2

Essa atividade foi aplicada em uma sala de berçário I, exercitando o diálogo e o uso das tecnologias com as crianças, de acordo com material disponível na creche.

Dialogando com minhas companheiras de classe, Cristina e Aline, resolvemos trabalhar com os cantinhos. Colocamos diversos brinquedos e, a partir da livre escolha, cada criança brincaria onde desejasse.


Aplicamos essa atividade durante dois dias. Preparamos a sala, de modo diferenciado. No primeiro dia, com brinquedos conhecidos por eles, como bonecas, carrinhos, casinhas, bichinhos de pelúcia, monta-monta, cubos lógicos, cantinhos de artes e de instrumentos musicais (como flauta, piano e chocalho).


No segundo dia, trabalhamos com o canto “tecnológico”, com brinquedos  e aparelhos que remetem ao uso da tecnologia, como telefones celulares e convencionais, máquina registradora (no mercadinho que continha produtos de higiene pessoal e alimentos), secadores e chapinhas de cabelo, máquina fotográfica e minigame.


Nos dois dias, iniciamos a brincadeira com uma roda de conversa, preparando-as para a novidade que viria. Elas ficaram encantadas com a disposição da sala. Elas se direcionaram para os lugares que lhes despertaram maior interesse.


Com essa atividade procuramos desenvolver a autonomia (livre escolha e expressão), comunicação e expressão, linguagem matemática, interação social, corpo e movimento, artes, de forma lúdica  e criativa.


As crianças demonstraram conhecer as tecnologias apresentadas, usando-as corretamente (o telefone no ouvido, a flauta na boca, a chapinha e o secador no cabelo), demonstrando-nos possuir conhecimentos prévios do que fora apresentado na creche.


Não houve necessidade de mudança ou adaptação: utilizamos recursos existentes na creche e inserimos na rotina como atividade dirigida – algo frequente na rotina delas.


O objetivo pedagógico foi o de dar-lhes autonomia para a livre escolha e expressão (tanto com o corpo como oralmente), proporcionando-os interação não apenas com os colegas e professoras, como também com materiais que alguns podem não ter em suas casas. E também outra disposição de apresentação de materiais. Normalmente, utilizamos uma espécie de brinquedo de cada vez, o que não ocorre quando trabalhamos com os cantos. Percebe-se o que mais chama a atenção de cada criança quando há diferentes tipos de brinquedos disponíveis, o que nos ajuda a aprimorar nossas práticas.

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