Atividade 3.2
Essa atividade foi
aplicada em uma sala de berçário I, exercitando o diálogo e o uso das tecnologias
com as crianças, de acordo com material disponível na creche.
Dialogando com minhas
companheiras de classe, Cristina e Aline, resolvemos trabalhar com os
cantinhos. Colocamos diversos brinquedos e, a partir da livre escolha, cada
criança brincaria onde desejasse.
Aplicamos essa
atividade durante dois dias. Preparamos a sala, de modo diferenciado. No
primeiro dia, com brinquedos conhecidos por eles, como bonecas, carrinhos, casinhas,
bichinhos de pelúcia, monta-monta, cubos lógicos, cantinhos de artes e de
instrumentos musicais (como flauta, piano e chocalho).
No segundo dia,
trabalhamos com o canto “tecnológico”, com brinquedos e aparelhos que remetem ao uso da tecnologia,
como telefones celulares e convencionais, máquina registradora (no mercadinho
que continha produtos de higiene pessoal e alimentos), secadores e chapinhas de
cabelo, máquina fotográfica e minigame.
Nos dois dias,
iniciamos a brincadeira com uma roda de conversa, preparando-as para a novidade
que viria. Elas ficaram encantadas com a disposição da sala. Elas se
direcionaram para os lugares que lhes despertaram maior interesse.
Com essa atividade
procuramos desenvolver a autonomia (livre escolha e expressão), comunicação e
expressão, linguagem matemática, interação social, corpo e movimento, artes, de
forma lúdica e criativa.
As crianças demonstraram
conhecer as tecnologias apresentadas, usando-as corretamente (o telefone no
ouvido, a flauta na boca, a chapinha e o secador no cabelo), demonstrando-nos
possuir conhecimentos prévios do que fora apresentado na creche.
Não houve necessidade
de mudança ou adaptação: utilizamos recursos existentes na creche e inserimos
na rotina como atividade dirigida – algo frequente na rotina delas.
O objetivo pedagógico
foi o de dar-lhes autonomia para a livre escolha e expressão (tanto com o corpo
como oralmente), proporcionando-os interação não apenas com os colegas e
professoras, como também com materiais que alguns podem não ter em suas casas. E
também outra disposição de apresentação de materiais. Normalmente, utilizamos uma
espécie de brinquedo de cada vez, o que não ocorre quando trabalhamos com os
cantos. Percebe-se o que mais chama a atenção de cada criança quando há
diferentes tipos de brinquedos disponíveis, o que nos ajuda a aprimorar nossas
práticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário